A apresentadora Milena Machado (Auto Esporte – TV Globo) se uniu ao
publicitário Alexandre Peralta (Agência Peralta) e a um grupo
multidisciplinar para produzir e lançar a campanha #surdoehquemfala, de
apoio aos deficientes auditivos.
O objetivo é incluir o deficiente auditivo melhorando o seu convívio
social. A “deficiência invisível”, como muitos costumam chamá-la,
marginaliza quase sete milhões de pessoas só no Brasil. A exclusão dessa
parcela significativa da sociedade poderia ser amenizada com gestos
como olhar nos olhos durante a conversa, o que facilita a comunicação
com o surdo, por exemplo. A campanha faz um convite para pessoas se
relacionarem de forma diferente com essas pessoas: “Toque nele
gentilmente, fale claramente e repita se necessário”, diz a campanha.
Durante o mês de setembro, formadores de opinião (celebridades,
personalidades e youtubers) irão publicar fotos, textos e vídeos sobre a
importância da inserção social do deficiente auditivo na
sociedade. Serão mais de 10 frases orientando ouvintes a se comunicar de
forma leve, clara e simpática com os deficientes auditivos. A hashtag
#surdoehquemfala estará presente em todas as postagens.
Também haverá a produção de anúncios, spots para rádio e filmes de
tv. Entre eles, um estrelado pelo empresário e inventor, deficiente
auditivo, Thierry Marcondes; outro com uma menina síndrome de down que
pede atenção para a causa dos surdos; e um terceiro com deficientes
auditivos empregados e desempregados.
No dia 26 de setembro, o dia nacional do deficiente auditivo, todos
os internautas estão convidados a fazer vídeos com cinco segundos de
silêncio em apoio a campanha. A ideia é que o silêncio fale alto:
“Estou/Estamos em silêncio para você escutar essa mensagem:
#surdoehquemfala”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário